terça-feira, 20 de março de 2012

Satélite Capta Imagem de Enorme Tempestade SUBMARINA

Satélite Capta Imagem de Enorme Tempestade SUBMARINA

Um satélite da Nasa capturou imagens desde o espaço de “caírem o queixo” de uma enorme  tempestade submarina em formato de redemoinho no fundo do mar. A massa em espiral como uma roda de água - que mede colossais 93 milhas (140 quilômetros) de largura - foi avistada ao largo da costa da África do Sul pelo satélite Terra em 26 de dezembro.  Mas não há necessidade de emitir alerta para o transporte marítimo internacional , ou se preocupar com os pobres peixes que poderiam se encontrar presos em um interminável ciclo na espiral da tempestade - o corpo da água parece que não representa nenhum risco.


Imagem impressionante: O redemoinho de 90 milhas de largura, avistou ao largo da costa da África do Sul por satélite Terra da NASA, parece mortal, mas é mais provável de criar vida por nutrientes de elevação do fundo do oceano
Imagem impressionante: O redemoinho de 93 milhas de largura, foi avistado ao largo da costa da África do Sul pelo satélite Terra da NASA, parece mortal, mas é mais provável estar criando vida pela elevação de nutrientes do fundo do leito do oceano.
Na verdade, é mais provável que essa tempestade submarina esteja criando mais vida por causa da sucção de nutrientes a partir do leito oceânico e os trazendo à superfície.  As tempestades do mar - que são mais conhecidos como vórtices - Forma um bizarro turbilhão em forma de redemoinho em profundidade abaixo da superfície do oceano. 
Este redemoinho que gira no sentido anti-horário (interessante) é se pensa para ter se descolado da Corrente das Agulhas, que corre ao longo da costa do sudeste da África e em torno da ponta da África do Sul.

Olhar mais atento: Um detalhe da foto mostra o eddy Terra está girando anti-horário - com a água em torno dele se tornar um azul mais profundo quanto mais longe estiver do centro
Um olhar mais atento: Um detalhe da foto do Satélite Terra mostra que o redemoinho está girando em sentido anti-horário - com a água em torno dele se tornando em um azul mais profundo quanto mais longe estiver do centro.


As Correntes  marítimas Agulha - também chamados de 'correntes' anéis - tendem a estar entre as maiores do mundo, e transportam água quente e salgada do Oceano Índico para o frio Atlântico sul. Esses Redemoinhos podem remover pescados mais jovens da plataforma continental da África, reduzindo o tamanho de captura dos peixes se um deles passar por uma região de pesca.
O bizarro fenômeno foi descoberto quando o satélite Terra da NASA sobrevoou o local tomando imagens de rotina em cor natural  da Terra.

Fonte:

http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-2104279/Nasa-satellite-pictures-enormous-90-mile-wide-underwater-storm-.html#ixzz1niQH66KI

Nenhum comentário:

Postar um comentário