segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Governo britânico libera mais 'arquivos OVNI'


Governo britânico libera mais 'arquivos OVNI'
Como aos liberados antes, documentos descrevem experiências
de testemunhas militares e civis, além de imagens e relatos.
 Por Pepe Chaves*

 
Documentos mantidos como secretos reúnem ocorrências ufológicas bastante abrangentes.

'Abertura' prossegue

Enquanto enfrenta uma onda de violência social sem precedentes, o governo da Grã-Bretanha voltou a liberar mais arquivos sobre ocorrências envolvendo OVNIs. Novos documentos foram disponibilizados ao público de todo o mundo  partir da quinta-feira, 11/08, em um site mantido pelo Ministério da Defesa da Grã Bretanha. Com os documentos agora liberados, já chegam perto de 18 mil o número de páginas sobre arquivos ufológicos tornados públicos pelo governo bretão.

No início de março passado, foram tornados públicos 35 documentos previamente classificados e que remontam à década de 1950. Todos eles envolvem registros acerca de objetos voadores não identificados (OVNIs) que teriam sido testemunhados por militares e civis ao Ministério da Defesa daquele país.
Na ocasião, o montante de arquivos liberados somava 8,5 mil páginas que abrangem o período de 1997 a 2005 e incluem fotografias, desenhos e descrições de avistamentos de discos voadores, assim como cartas enviadas pelo Ministério da Defesa em respostas às testemunhas.
Entre as testemunhas estão civis, policiais, um oficial da RAF (Força Aérea) e membros comuns da sociedade que teriam avistado OVNIs. A liberação dos primeiros arquivos ufológicos da Grã Bretanha dentro desse atual programa "undisclosed" se deu a partir de 2008. Desde então, foram disponibilizadas algumas remessas de documentos especializados em OVNIs que se encontravam sob exclusivo poder do governo.
Arquivos liberados em agosto/2011
E nesse mês de agosto, o Ministério da Defesa da Grã-Bretanha compartilha com o público mais uma boa parte de seu acervo e divulga mais nove mil páginas de teor ufológico, até então, classificadas como “secretas”. Todos os arquivos são de propriedade do governo britânico. Nesta levada de documentos constam ocorrências registradas entre 1985 e 2007.
De acordo com informações do governo, as cópias de todos os documentos desclassificados estarão disponíveis ao público para download durante 30 dias a partir de sua publicação no portal http://ufos.nationalarchives.gov.uk/. Em declaração à imprensa europeia, o consultor dos Arquivos Nacionais, David Clarke, considerou importante a revelação de mais documentação sobre o assunto.
Entre os arquivos liberados encontra-se uma contundente declaração de um comandante militar. Ele afirma que a população ficaria decepcionada se soubesse que, devido à falta de recursos financeiros, muitos avistamentos de OVNIs não foram investigados pelas autoridades.
Os documentos agora disponibilizados reúnem também casos de avistamentos coletivos. Destaque para o avistamento de um OVNI por várias pessoas durante o festival de Glastonbury, em 2003.
Além dos relatos de testemunhas, foi disponibilizada a curiosa imagem de um "disco voador", enviada para análise por especialistas em Defesa. Há também a história bizarra de "Mork e Mindy" e sua visita a East Dulwich.
O portal Ufo National Archives, mantido pelo Ministério da Defesa britânico, que disponibiliza os recentes documentos liberados ao público, também informa que, além dos relatos, os arquivos contêm uma ampla gama de documentos relacionados aos OVNIs, como desenhos, cartas e perguntas dirigidas aos parlamentares. Todos são do período de 1985 a 2007.
O Arquivo Nacional Ufológico ainda mantém disponíveis para download, outros documentos relacionados aos OVNIs que já foram anteriormente liberados pelo Ministério da Defesa. Entre eles, estão os arquivos liberados em março de 2011, que contêm detalhes de numerosos avistamentos de OVNIs e também podem ser baixados no mesmo portal [clique aqui para acessar].
O Ministério da Defesa britânico também disponibilizou um guia [PDF, 397kb, clique aqui para baixar] para ajuda na consulta dos arquivos lançados em agosto de 2011.
- Para baixar os arquivos (em inglês) liberados em agosto de 2011 clique no link:

* Com informações e imagens de UFOs National Archives e tradução do autor.

- Colaborou: Vitório Peret (RJ).

- Tópico Relacionado:

- Produção: Pepe Chaves.
   © Copyright, 2004-2011, Pepe Arte Viva Ltda. 

 http://www.viafanzine.jor.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário